Projeto Alert4You apresentado em Ponta Delgada
A Secretaria Regional das Obras Públicas e Comunicações, através da Direção Regional das Comunicações, apresentou esta terça-feira, em Ponta Delgada, o projeto ‘ALERT4YOU – Turismo Seguro’, que conta com estreita colaboração entre a Direção Regional do Turismo, a Direção Regional das Comunicações e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
Na ocasião, a Diretora Regional do Turismo, Rosa Costa, afirmou que este é um projeto que “vem contribuir e reforçar a promoção e valorização do turismo nos Açores enquanto destino turístico seguro”, junto dos mercados emissores e de “todos aqueles que visitam o arquipélago”.
Criado em 2017, o projeto ‘ALERT4YOU’ visa a criação de um sistema inovador de gestão de ocorrências, que promova a eficiência das tecnologias de informação e comunicação e a interatividade entre entidades e população na gestão de informação e alertas, que seja eficiente na comunicação aos turistas, tornando o turismo e a vida de todos mais seguros.
Por seu lado, o Diretor Regional das Comunicações, Pedro Batista, relembrou que a aplicação ‘ALERT4YOU – PROCIV Açores’, já amplamente divulgada, “destina-se à gestão de ocorrências, suportada na eficiência das tecnologias de informação e comunicações, com recurso a novas tecnologias mais resilientes”, promovendo a interatividade entre entidades e população, na gestão e disponibilização de informação e alertas em tempo real.
Esta é uma plataforma integrada com os operadores de telecomunicações que permite o envio de ‘SMS’ de alerta, de forma segmentada geograficamente, por ilha, concelho e freguesia.
Importa referir que estas ferramentas e plataformas, desenvolvidas no âmbito do projeto ‘Alert4you’, são operadas e dependem funcionalmente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.
É ainda de salientar que este projeto foi aprovado no âmbito do programa “INTERREG V Espanha-Portugal MAC 2014-2020”, e contou com a participação da ARDITI (Madeira), e da Direcion General de Seguridad y Emergencias, (Canárias), na qualidade de beneficiários e dos Serviços Regionais de Proteção Civil dos Açores e da Madeira como associados.”