Descritivo do Projeto

O projeto visa a criação de um sistema inovador e resiliente de gestão de ocorrências que promova a eficiência das TIC, a interatividade entre entidades e população na gestão de informação e alertas e que seja eficiente na comunicação aos turistas, tornando o turismo e a vida mais seguros nas regiões envolvidas.

Encerra três objetivos específicos designadamente:

  • 1

    Proceder aos levantamentos regionais necessários em termos de atuações pertinentes, dados turísticos, a análise de riscos, definição das necessidades comuns às regiões e por região

  • 2

    Desenvolver uma Plataforma comum às regiões, que possa conduzir a práticas semelhantes na prevenção e atuação em caso de catástrofe para população e turistas, com recurso a novas tecnologias analógicas mais resilientes em caso de catástrofe

  • 3

    Difundir a plataforma e seus aplicativos por todas as regiões, e Formar técnicos e utilizadores específicos

Ao nível de atividades, prevê-se desenvolver as seguintes:

  • Atividades 2.1.1

    Levantamento das prioridades de intervenção por região e inventariação dos tipos de plataformas de comunic. cívica em caso de emergências, através do contacto com vários stakeholders como governos, serviços médicos, serviços sociais, escolas, associações, empresas de telecomunicações, O.C.S., etc.

  • Atividades 2.1.2

    Criação de planos de atuação de proteção e socorro ao público turístico

  • Atividades 2.2.1

    Criação de Protocolo de acção e definição das entidades gestoras da plataforma e serviço inerente à mesma, e a definição das necessidades de infraestrutura global a criar

  • Atividades 2.2.2

    Desenvolvimento da plataforma e da App; Definição de sistemas de comunicações alternativos para uso em caso de emergências ou em situações de trocas de informação cívica.

  • Atividades 2.2.3

    Desenvolvimento de manuais de procedimentos

  • Atividades 2.3.1

    Realização de simulacros e formação e intercâmbio de técnicos que vão liderar a gestão dos sistemas; de utilizadores, de operadores turísticos, etc.

  • Atividades 2.3.2

    Criação de uma marca de Turismo Seguro

  • Atividades 2.3.3

    Intercâmbio de profissionais e formação dos vários atores de grupos sociais não profissionais importantes na gestão da informação cívica em caso de emergência